O poder da Autoestima

by - 07 fevereiro

Autoestima

Oie amores, tudo certin?
O assunto de hoje é bem interessante.
Todos sabem que busca pela autoestima requer um grande esforço interior. Apesar das controversas que a mente produz é possível sim, ter uma vida saudável e sem estresse. Se você sofre com a baixa autoestima e/ou precisa de um UP, puxe a cadeira e vamos conversar.

Primeiro vamos entender o que significa a palavra AUTOESTIMA: De acordo com a psicologia, autoestima inclui uma avaliação subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo profundamente positiva ou negativa em algum grau. A autoestima envolve tanto crenças autossignificantes (por exemplo: "eu sou competente/incompetente", "eu sou benquisto/malquisto") e emoções autossignificantes associadas (por exemplo: triunfo, desespero, orgulho e vergonha). Também encontra expressão no comportamento (por exemplo: segurança, temeridade, confiança e cautela).

A grandeza do ser humano é valorizada e percebida pelo grau de autoconhecimento que a pessoa tem de si propria. Um dos pilares que sustenta esta maravilhosa condição em cada um de nós é a própria percepção de nós mesmos, ou seja, autoestima pessoal.

Ela é constituída pelas crenças que temos em relação a nós mesmos. Essas qualidades, capacidades, e modos de agir e gerir as nossas emoções formam o nosso ser, e são aquelas que constituem a nossa auto imagem.

identificando BAIXA AUTOESTIMA

  • Você pensa exageradamente sobre si mesmo, e analisa porque razão você é do jeito que é.
  • Você tem medo da adversidade, o que lhe provoca uma enorme angustia. Você pode ser alienado em relação e em oposição aos seus pais, cuidadores e figuras de autoridade em geral.
  • Você não sorri com facilidade. Você pode ter uma visão negativa, desesperançada de si mesmo, da sua família e sociedade.
  • Você sente-se muito cansado. Você pode estar relutante ou incapaz de definir e alcançar os seus objetivos.
  • Você fica com você mesmo. Você prefere ficar sozinho do que conhecer novas pessoas e estar com os outros.
  • Você afasta as pessoas. Você tem dificuldade em fazer e manter amigos.
  • Você evita olhar nos olhos dos outros. Você tem dificuldade com a confiança verdadeira , intimidade e afeto.
  • Você se recusa a assumir riscos. Você sente-se carente e pode ter uma tendência a apegar-se à falsa independência.
  • Você pode criar efeitos e situações negativas. E em casos extremos, pode ser anti-social e talvez violento.
  • Coisas que outros não podem observar incluem: Você fala para si mesmo de forma negativa, você não diz a verdade e/ou nem mantém a sua palavra, você não perdoa a si mesmo ou aos outros. Você pode não ter empatia, compaixão e remorso.
As pessoas que dispõem uma autoestima alta e positiva são capazes de superar qualquer situação que traga uma dificuldade ou desafio todos os dias. Por outro lado, quem mantém uma autoestima baixa só se permite limitar e fracassar.

Autoestima


Para melhorar sua autoestima, é necessário que estabeleça autoridade sobre você mesmo. A cada minuto é um bom momento para fazer coisas uteis na melhoria de sua vida. Sabe aquela tarefa que sempre deixa pro outro dia, por que não faz isso agora mesmo? Deixe de procrastinar e não fique se martirizando do porque não ter cumprido tal tarefa, ainda dá tempo, vai lá e faça. Mude o foco de seus pensamentos sempre que vier algo ruim, transfira rapidamente para aquela viagem que tanto almeja. Comece com a menor coisa que acha que consegue fazer até concluir a tarefa mais importante.

O homem que perdeu... a estima por si mesmo, deixa de ser bom para algo de grande ou magnânimo.
Leopardi , Giacomo
Preocupe-se em ser cada dia melhor e não se importe com os erros, continue firme e siga em frente. Concentre-se em melhorar aquilo que você considera que não está satisfeito consigo mesmo. Esta é uma boa forma de aumentar a sua autoestima pessoal, já que permite evoluir tanto interna como externamente. Identifique o que você gostaria de mudar ou conseguir. Em seguida, trace um plano de ação para começar a avançar nas mudanças necessárias para alcançar seu objetivo.

Veja a seguir este video dessa Youtuber divertissima, Catia Damasceno.. Ela vai te impulsionar a ter uma autoestima elevada tirando boas gargalhadas com suas explicações, confere ai: 


A positividade e a autoestima andam lado a lado, mas nem todas as pessoas que possuem autoestima são positivas, muitas delas sofre de solidão interna e usa a autoestima para suprir tal necessidade que no caso, não é nada saudável. No blog tem um artigo falando sobre a POSITIVIDADE e nele, é abordado diversos meios de melhorar a qualidade de vida. 

Gostaram do artigo? Comente abaixo sua opinião. 
Beijos e até a próxima! 

VOCÊ VAI GOSTAR TAMBÉM

28 comentários

  1. Eu sou uma pessoa muito negativa, confesso, mas venho tentando mudar, tentando não me desmerecer, desmerecer minha conquistas por menores que sejam, é algo que eu estou muito disposta a mudar em mim. Ótimo post, é sempre bom ler coisas que motivam.

    Agenda Aleatória

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já existe uma mudança em você só pelo fato de querer mudar. Você conseguirá, não é nada fácil mas com determinação tudo acontece!
      Boa Sorte!

      Excluir
  2. Oii!! Parabéns pelo seu blog. Recentemente aprendi mais sobre auto estima e este é um assunto que super me interessa. Minha vó me ensinou que energia não mente. Então quando não nos valorizamos, estamos nos sujeitando a este tipo de ambiente e energia. Temos sempre que nos amar e nos permitimos. Parabéns pelo seu post. É sempre bom debater este tipo de tema. Beijo

    http://www.verdadeescrita.com/eu-nao-quero-ser-intensa-2/

    ResponderExcluir
  3. Que post completinho e bacana!!
    Eu, graças a Deus, tenho a autoestima lá no céu! Sempre estou ao lado dos meus amigos que tem a autoestima baixa tentando ajudá-los de alguma forma, sabe?
    Suas dicas são incríveis <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa,que bom! Me empresta um pouquinho? rs nem todos os dias estamos com uma energia boa assim
      parabéns e obrigada!

      Excluir
  4. Olá querida Analia!
    Que blog lindo, meus parabéns~seguindo aqui!
    Obrigada por escrever esse post!
    Me ajudou a refletir sobre algumas atitudes negativas minhas!
    Me sinto bem melhor agora que li o seu post!
    Depois vou parar para assistir o vídeo que citou na postagem!

    Tenha uma semana ainda mais abençoada!
    xoxo, Pam!
    http://palomari.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos elogios e por seguir o blog!
      volte sempre flor!
      beijos

      Excluir
  5. Eu já tive muito problema com baixa auto estima, mas agora não tenho mais tanto assim. Claro que vez ou outra ainda bate uma bad, mas eu sei melhor como contornar e viver com isso. Maravilhoso seu post.

    Vidas em Preto e Branco

    ResponderExcluir
  6. Sou uma pessoa de altos e baixos: já tive uma época em que só conseguia ver o pior de mim, a época em que achei que era mais do que realmente sou e a atual, em que eu gosto de quem sou mas almejo sempre melhorar. Autoestima é difícil, mas é de fato muito importante.
    Literalize-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo você, a autoestima é algo que deve ser praticado todos os dias, principalmente nos dias de 'BAD'. é difícil mas não impossível
      beijos

      Excluir
  7. Tenho tentado lidar com a baixa estima e aprendi com isso que preciso amar a mim mesma independente da opinião das pessoas ou como elas me veem. Adorei seu post, principalmente fazendo ligação com a positividade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amor próprio é o carro chefe pra manter a autoestima lá em cima.
      obrigada Jéssica!
      bjos

      Excluir
  8. Ainda lido bastante com esta questão, já tive baixa auto estima por conta de muitos fatores, onde a maioria era física, contudo tenho trabalho muito nisso e mudado estes conceitos, adoro o canal da Catia, tenho aprendido muitas coisas por lá, inclusive adorei o seu blog e o seu texto!

    www.aromadecachos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Mari. Espero ter o seu retorno sempre por aqui
      beijos

      Excluir
  9. Adorei seu texto.
    Baixa auto estima é um assunto sério, devemos nos cuidar para não termos.. nos amar primeiro para depois amarmos os outros, sermos amados.
    Beijinhos,
    www.pensamentosvoados.com.br

    ResponderExcluir
  10. Adorei o post. Muito completo e explicativo. Autoestima é um assunto que me interessa bastante. A minha não anda tão boa.
    Beijos,
    www.brincandodeolivia.com

    ResponderExcluir
  11. Oi Analia, tudo bem? Que post mais inspirador. Acredito que mais cedo ou mais tarde ficamos pensando ou fazendo comparações entre nós e outras pessoas. Seja pelo corpo, pelo cabelo, emprego, etc. Mas é importante saber que cada um de nós é diferente e especial do jeito que somos. Beijos, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Mais é importante saber que cada um de nós é diferente e especial do jeito que somos"
      Essa é a frase que devemos agregar em nossas vida
      obrigada minha flor

      Excluir
  12. Eu amei cada palavrinha do seu texto. Infelizmente, ter a autoestima baixa (meu caso) vai muito além de se olhar no espelho e não gostar do que vê; é psicológico e está associado a um monte de coisa. E várias pessoas ainda não entendem isso.

    Ler esse tipo de texto encoraja de um jeito bom. Eu ainda estou trabalhando muito na imagem que faço de mim mesma...

    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o problema é psicólogo torna-se bem complicado, nesse caso é sempre bom procurar um especialista!
      Obrigada querida!

      Excluir
  13. Postagem super importante e informativa! Uma boa autoestima é o primeir passo em direção ao sucesso, e é bem importante trabalhar a autoestima, se criticar e aceitar como é

    ResponderExcluir
  14. Ninguém merece se sentir assim. Como é bom quando nos amamos e amamos o nosso entorno. Fazer essa auto-análise é muito importante!!

    ResponderExcluir

Obrigada por comentar.
Responderei em breve, por isso ative as notificações.